terça-feira, 27 de janeiro de 2009

JAMES, COME BACK!

- O orçamento de 130 milhões estourou e chegou a 200 milhões de dólares.


- Faturou mundialmente US$1.842.879.955 bilhão, até hoje a maior bilheteria da história.


- Recebeu 14 indicações e 11 estatuetas no Oscar, empatando o recorde de Ben-Hur.


- Marcou 45 presenças em premiações internacionais entre prêmios e indicações.


- “My heart will go on” detém o recorde de música mais executada da história.



Conquistas como essas fizeram de Titanic o maior fenômeno cinematográfico da história e alçaram James Cameron a um posto privilegiado na indústria do cinema. Mas uma posição como essa também pode atuar como uma maldição. A expectativa e comparações com seu próximo trabalho seriam inevitáveis. Passaram-se 11 anos desde o lançameno do filme, período em que Cameron se restringiu a produções para TV e a projetos de documentários submarinos. Parece que o jejum acabou. O diretor descobriu a receita que lhe desse segurança para agradar aos fãs do megasucesso ou auto-confiança para desligar-se deles.

Esta receita confirma o perfil extremista do diretor, que sai do fundo do mar direto para os confins do universo. O já aguardadíssimo Avatar 3D tem estréia prevista para 25 de maio. A história se passa 200 anos no futuro e narra as aventuras de um ex-marine ferido em guerra que viaja a um outro mundo que a humanidade pretende colonizar (huuumm, deu vontade).



Cameron e o ator Sam Worthington nas filmagens de "Avatar"


Como sempre nos trabalhos do diretor, a ambição é usar todos os recursos de ponta para criar entretenimento de última geração. Avatar está sendo filmado para Imax (abreviação de Image MAXimum), a mais avançada tecnologia de projeção em 3D. No Brasil, apenas uma sala recebe o formato, a Unibanco Imax, localizada no Shopping Bourbon Pompeia, em São Paulo. Mas outras projeções em 3D devem reproduzir bem o filme e tenho certeza de que não dependeremos do recurso para ver um grande obra.

(PARÊNTESES: Imagine Titanic transformado para 3D? Já vejo as garotas subindo nas poltronas, abrindo os braços e berrando: I'm flying, Jack, I'm flying. É, Titanic ainda tem muito potencial:




I'm dying, Jack! I'm dying...)
____________________________________________________________________

ARQUIVO RÁPIDO

TUDO SOBRE O FILME “TITANIC” NO WIKIPÉDIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Titanic_(filme)


MAIS SOBRE A TECNOLOGIA IMAX NO BLOG "ILUSTRADA NO CINEMA" DA FOLHA:
http://ilustradanocinema.folha.blog.uol.com.br/

____________________________________________________________________