

Título Original: Harry Potter and the Half-Blood Prince
Direção: David Yates
Roteiro: Steven Kloves
O fenômeno de J.K. Rowling está realmente chegando ao fim. É isso que prenuncia o 6º filme da série que funciona mais como um primeiro capítulo da sequência final.
ESPAÇO
Deixando qualquer vestígio da fascinação mágica e em certos momentos infantil dos filmes anteriores, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” investe pesado no clima tenso e desesperado que toma conta de Hogwarts após o retorno confirmado do Lord Voldemort. E é neste ponto que a obra deixa a magia em segundo plano em favorecimento da angústia, as dúvidas e a humanidade de cada personagem. Isto se encaixa perfeitamente aos hormônios em ebulição dos adolescentes que começam a desvendar mais sobre o amor, o sexo e as responsabilidades. Sem tempo para explicar detalhes aos desavisados, o roteiro de Steven Kloves confia no conhecimento dos fãs e se permite construir com sutileza a relação entre a breve, porém sofrida experiência dos protagonistas com atitudes bem mais maduras em seus relacionamentos pessoais. Nesse ponto reside a genialidade de J.K. Rowling que unindo fuga da realidade e trabalho em equipe, respeitou e acompanhou o amadurecimento de seu público. Isto fica bem simbolizado quando Dumbledore diz a Harry: mais uma vez, tenho que exigir demais de você; e a impressão é que esta é uma mensagem para o espectador. É hora de abandonar a realidade alternativa que afagou uma legião de fãs desesperados por uma cartinha de Hogwarts e assumir que todos precisam crescer: Harry, Rony, Hermione, J.K. Rowling e nós.
ESPAÇO
Mesmo com alguns excessos de sutilezas em cenas que pediam um pouco mais de drama (você vai saber de que momento estou falando), Harry Potter e o Enigma do Príncipe é um belo filme com atuações maduras e entrosadas, trabalho técnico impecável, magnífica fotografia, mas que assim como em O Senhor dos Anéis, vai se encontrar, estou certo, no último capítulo. E a gente se vê lá.
ESPAÇO
:) VOCÊ NEM VAI PISCAR se amadureceu junto com a série.
ESPAÇO
;( É MELHOR VOCÊ DORMIR se esperava só mais brincadeiras com a varinha.
ESPAÇO
Por Gustavo Mineiro
Publicitário e palpiteiro em cinema.
________________________________________________________________________